4 vantagens de estudar em uma faculdade pequena

Não é novidade que realizar uma graduação é item fundamental para conquistar uma carreira profissional de sucesso. Entretanto, parece que nem todos sabem que estudar em uma faculdade pequena têm inúmeros benefícios que contribuem expressivamente para a formação do aluno. 

Aliás, as instituições de ensino superior com tamanho reduzido apresentam vantagens indiscutíveis quando comparadas às grandes universidades que, em alguns casos, pecam em relação à qualidade do ensino e à infraestrutura.

Ficou curioso e quer saber mais sobre tais benefícios? Acompanhe o post! 

faculdade pequena
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn
faculdade pequena

1. Possibilita o contato com os professores

Um dos principais diferenciais de realizar uma graduação em uma faculdade pequena está ligado a possibilidade de ter um contato mais próximo com os docentes.

Diferente das universidades maiores, essas instituições de ensino possibilitam que o aluno tenha um relacionamento direto com os professores, fator que facilita a vida acadêmica como um todo.

Não será preciso disputar a atenção dos mestres com um vasto número de estudantes, uma vez que as turmas são reduzidas. Nesse cenário, o professor consegue criar um vínculo real com os discentes, oferecendo o tempo e a dedicação necessária para cada um. 

2. Estudar em uma faculdade pequena diminui a distância física

Imagine só conseguir se locomover por todo o campus sem necessitar de ônibus ou carona. Parece uma boa ideia, não é mesmo? Essa é mais uma realidade das faculdades menores: o estudante consegue percorrer toda a área física a pé ou mesmo de bicicleta.

Chega de gastar dinheiro com passagens ou esperar a boa vontade dos amigos para levá-lo até o ponto desejado — afinal, agora você pode ir a qualquer lugar dentro da faculdade sem depender de ninguém. 

faculdade pequena
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn
faculdade pequena

3. Fortalece o senso de comunidade

Nos grandes centros de ensino, os alunos têm mais dificuldade em desenvolver relações sociais maduras e profundas. O motivo é simples: as pessoas vivenciam a rotina no modo automático, sem interação — elas parecem estar sempre ocupadas e sem disposição para cultivar vínculos mais fortes.

Já nas faculdades menores, a situação contrária ganha espaço. Os alunos entendem, desde cedo, a importância de estabelecer laços e viver em comunidade. Eles sabem que todos ali estão na mesma situação, e uma convivência harmoniosa pode tornar a jornada muito mais satisfatória. 

faculdade pequena
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn
faculdade pequena

4. Aumentam as oportunidades acadêmicas

Esse é mais um benefício inquestionável da faculdade pequena. Devido ao número reduzido de alunos, surgem oportunidades de trabalhos extracurriculares para a maioria dos estudantes. Além do mais, os professores prestam todo o suporte necessário para que o universitário consiga a vaga do projeto desejado.

Nesse aspecto, o aluno tem a chance de ter o aprendizado prático, contando ainda com o apoio e orientação da equipe de docentes.

Vale lembrar que, além dos pontos citados, estudar em uma faculdade pequena proporciona um estilo de vida ímpar, que atrela uma rotina equilibrada com qualidade de ensino. Por isso, não pense duas vezes ao optar por um curso superior nesse tipo de instituição.

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"