4 dicas para fazer a redação do Enem

A redação do Enem é uma das principais etapas para ser aprovado no exame. Com o valor de 1000 pontos, a redação pode tirar de cena até mesmo os candidatos que se deram bem na prova objetiva.

Para evitar que isso aconteça com você, é preciso ficar atento em alguns detalhes na elaboração da redação. Para começar, ela deve manter sua estrutura básica, contar com bons argumentos e estar livre de erros de Língua Portuguesa.

Quer saber mais sobre o assunto? Então confira agora 4 dicas infalíveis para fazer uma ótima redação do Enem!

1. Fique atento à estrutura do texto na sua Redação do ENEM

Você sabia que se o seu texto não apresentar uma estrutura dissertação-argumentativa, ele não será corrigido? É isso mesmo, e essa regra está, inclusive, no enunciado da prova.

Para não correr esse risco, preste atenção no modelo correto de estrutura para o texto. Ele deve ser dividido em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Na introdução, você deve apresentar o tema e o posicionamento a ser defendido no texto. Em seguida, no desenvolvimento, apresente os argumentos que justificam a sua tese. Nessa etapa, vale a pena usar exemplos claros e coerentes com o seu ponto de vista.

Na conclusão, retome as ideias propostas e reforce seu posicionamento. Aqui, o Enem exige também que você apresente uma proposta de solução para o problema apresentado — pode ser uma mudança na lei, nas políticas públicas ou na postura do cidadão: tudo vai depender do tema.

2. Considere os textos de apoio para encontrar seus argumentos

redação do enem considere os textos de apoio para encontrar seus argumentos
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

Embora não devam ser copiados, os textos de apoio podem ser de grande ajuda na hora de buscar boa argumentação. Portanto, leia-os atentamente e considere-os como ponto de partida para estruturar o seu posicionamento no texto.

Uma boa dica aqui é listar os argumentos dos textos de apoio que servirão para defender o seu ponto de vista e desenvolvê-los ao longo da redação.

3. Não se esqueça da pontuação

Na ânsia de acertar a grafia das palavras, muitos candidatos acabam se esquecendo da pontuação. Não cometa esse erro! A pontuação é igualmente importante, e deslizes em relação a isso também são penalizados na prova.

Vírgulas entre sujeito e verbo, ponto de exclamação no lugar do de interrogação, dois pontos em vez de ponto e vírgula são alguns dos problemas que fazem você perder pontos na Redação. Portanto, estude bastante sobre o tema e pratique antes da prova!

4. Utilize as conjunções corretamente

A capacidade de organizar e relacionar informações é um dos elementos avaliados na Redação do Enem, e uma maneira de deixar claro para o avaliador da prova que você detém essa habilidade é usando conjunções.

“Sendo assim”, “portanto”, “contudo”, “porém” são algumas conjunções que fazem vínculos com os argumentos dos textos. Conheça mais conjunções e utilize-as — seu texto vai ficar até mais interessante de ser lido.

Essas foram algumas dicas para a redação do Enem. Além de seguir essas etapas, não deixe a ansiedade tomar conta de você: organize-se antes do dia da prova e pratique bastante. Assim, você chegará mais tranquilo para elaborar a sua redação!

Gostou das nossas dicas? Então compartilhe este texto nas suas redes sociais e marque os amigos que precisam de uma mãozinha com a redação do Enem!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"