Qual faculdade escolher? Saiba como nesse artigo.

Em busca de um futuro promissor no mercado, muitos jovens têm se deparado com uma pergunta: afinal, qual faculdade escolher para seguir meus estudos?

Essa é uma decisão difícil e que deve ser tomada com precaução. Isso porque, no mercado de educação, acompanhamos um grande crescimento do número de cursos e faculdades nos últimos anos. No entanto, esse crescimento não veio acompanhado de qualidade do ensino em boa parte das novas faculdades credenciadas pelo MEC.

Para te ajudar nessa etapa, trouxemos aqui o que você precisa saber para não errar na escolha da faculdade. A seguir, você vai entender como avaliar a qualidade de ensino e a oferta de serviços, de que forma uma boa infraestrutura pode te ajudar e quais projetos extracurriculares uma boa faculdade oferece.

Confira as nossas dicas e saiba qual faculdade escolher!

Serviços, facilidades e qualidade de ensino

qual faculdade escolher-orientacao-profissional-psicologia-acessivel
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

Na hora de escolher a faculdade, muitos jovens cometem o erro de levar em consideração, quase que exclusivamente, o “tamanho” da instituição. Para isso, são estabelecidos critérios pouco objetivos que não dizem muito sobre a qualidade do curso oferecido.

Não seja mais um a pensar dessa forma, dê preferência a uma faculdade onde os professores serão próximos a você. Estamos falando de um ponto chave para desenvolvimento de um bom aprendizado ao longo da graduação.

Isso porque, com professores acessíveis, você tem todo o suporte que precisa: monitorias para tirar dúvidas, aconselhamento profissional, dicas de estágio e diversas facilidades que só quem tem o privilégio de ser próximo do corpo docente de sua faculdade pode desfrutar.

Ao mesmo tempo, é importante pensar em detalhes operacionais que podem te proporcionar conforto e comodidade ao longo dos anos em que você estiver cursando o ensino superior. Imagine, por exemplo, uma faculdade que ofereça transporte gratuito a seus alunos?

Esse é o caso da Faculdade Asa de Brumadinho, onde os alunos das cidades vizinhas a Brumadinho (incluindo Contagem, Betim e BH) têm à disposição várias opções de itinerários ao longo do dia. Nesses diferentes trajetos, são mais de 200 pontos onde quem necessite do transporte pode embarcar.

Laboratórios e Núcleo de Práticas Jurídicas

qual faculdade escolher student in school library using laptop for research
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

Uma reclamação recorrente entre universitários de todo o Brasil é a pouca aplicabilidade dos conhecimentos aprendidos em sala de aula. Na percepção desses jovens, falta colocar em prática as teorias ensinadas em diferentes áreas do conhecimento.

Portanto, uma dica de ouro é verificar se há laboratórios adequados para o curso desejado. Será nesses espaços que você poderá colocar em prática boa parte do que aprenderá nos livros e com os professores, então eles são essenciais.

Quando o tema é infraestrutura, a Faculdade Asa de Brumadinho se destaca mais uma vez. Para o curso de enfermagem, particularmente, há toda a infraestrutura necessária de laboratórios que obedece a todas as normas de utilização, segurança e funcionalidades que o curso exige.

Uma iniciativa que também chama a atenção é o Núcleo de Práticas Jurídicas da faculdade. Nesse projeto, alunos do curso de Direito auxiliam pessoas carentes a tratar de questões jurídicas as quais elas não teriam condições de levar a um escritório de advocacia devido a suas condições financeiras.

Na supervisão desse trabalho, há professores que auxiliam os alunos nas atividades necessárias. Além disso, os atendimentos se dão em diferentes pontos da cidade de Brumadinho e envolvem assistência no caso ou, até mesmo, o acompanhamento dos processos. 

Atividades extracurriculares

Além de projetos como o Núcleo de Práticas Jurídicas, uma faculdade cujos cursos tenham alcançado um patamar de excelência oferece outros tipos de atividades extracurriculares.

Na Faculdade Asa, por exemplo, temos os projetos de Iniciação Científica (IC), em que a faculdade tem parceria com a FAPEMIG (Fundação de Amparo a Pesquisa de Minas Gerais) e os seminários acadêmicos.

Estamos falando de dois tipos de atividades que são oportunidades únicas de se estabelecer relações de parceria para o futuro. Isso porque, tanto na IC, quanto nos seminários, você estará em contato com profissionais e acadêmicos que ocupam posições estratégicas na carreira que você escolheu.

Agora que você já sabe como escolher uma faculdade, que tal conhecer mais de perto suas opções? Veja 4 vantagens de estudar em uma faculdade pequena!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"