Qual a diferença entre graduação e curso técnico?

Entenda qual a diferença entre graduação e curso técnico e faça uma escolha certeira para o seu futuro!

Entender qual a diferença entre graduação e curso técnico é indispensável para tomar uma decisão bem informada no aspecto acadêmico e profissional. Afinal, se capacitar e estudar é indispensável para garantir independência, melhores condições de vida e estabilidade financeira no futuro. 

O primeiro passo para concretizar essas metas é tomar uma decisão certeira. Sendo assim, quanto mais bem pensada for essa escolha, maiores são as chances de o tempo investido nos estudos levar você a um caminho satisfatório.

Confira a seguir as principais características do curso técnico e da graduação. Saiba também qual é o foco, tempo de duração bem como as opções de curso e de carreira que cada modalidade oferece.

O que é um curso técnico?

Para entender qual a diferença entre graduação e curso técnico, tenha em mente que curso técnico é uma categoria especial do Sistema de Ensino Brasileiro. Ele está em um nível intermediário entre o Ensino Médio e o Ensino Superior. 

Esse tipo de curso é focado no aprendizado prático, específico e em capacitar jovens para que eles possam entrar no mercado de trabalho de forma otimizada e em vagas mais operacionais. Por esse motivo, ele pode ser feito em diferentes modalidades.

Curso técnico integrado

Após completar o 1º ano do Ensino Médio, o aluno ingressa exclusivamente no curso técnico integrado. Ou seja, o curso técnico substitui os dois últimos anos do Ensino Médio. Porém, ele pode ter a duração de 2 a 3 anos.

Curso técnico externo

Após completar o 1º ano do Ensino Médio, o aluno ingressa no curso técnico externo e, ao mesmo tempo, finaliza o Ensino Médio. Ou seja, o curso técnico acontece paralelamente aos estudos escolares e complementa os aprendizados do Ensino Médio. Neste caso, ele tem a duração de 2 anos e é finalizado ao mesmo tempo em que o Ensino Médio. 

Curso técnico profissionalizante

Após completar o 3º  ano do Ensino Médio, o aluno ingressa exclusivamente no curso técnico profissionalizante. A duração dessa modalidade de curso técnico é de 2 ou 3 anos. Muitos jovens formados no Ensino Médio apostam nessa opção por ela oferecer formação em um período menor que a graduação.

O que é uma graduação?

A graduação é uma formação superior completa que deve ser realizada após a conclusão do Ensino Médio. Envolve estudos tanto práticos quanto teóricos e, desta maneira, capacita e credencia o aluno para vagas que requerem maior qualificação.

Possuir um título universitário leva um período maior de tempo, porém, é um pré-requisito presente em vagas de emprego que demandam maior responsabilidade. A vantagens dessas vagas é que elas são a porta de entrada para iniciar a atuação profissional e conquistar uma progressão de carreira. Por isso, ser graduado também é uma maneira de garantir maior retorno financeiro.

Outros pontos importante para entender qual a diferença entre graduação e curso técnico é que os cursos de graduação só são oferecidos por Instituições de Ensino Superior (IES). É necessário, inclusive, prestar vestibular (um processo seletivo) para cursar uma graduação.

Modalidades de IES 

Faculdade

  • Focada em uma área de conhecimento;
  • oferece menos opções de cursos;
  • corpo docente formado por especialistas pós graduados;
  • precisa da autorização do Ministério da Educação (MEC) para abrir os cursos.

Centro Universitário

  • Possui número intermediário de opções de áreas de conhecimento e cursos;
  • no mínimo um terço do corpo docente é formado por mestres e doutores;
  • possui autonomia para abrir cursos.

Universidade

  • Abrange diversas áreas de conhecimento;
  • oferece grande número de cursos;
  • precisa promover atividades de ensino, pesquisa e extensão;
  • precisa colaborar com a produção intelectual, cultural e científica;
  • precisa oferecer programas de pós graduação;
  • no mínimo um terço do corpo docente é formado por mestres e doutores;
  • possui autonomia para abrir cursos.

Modalidades de Graduação

Graduação tecnológica

É um curso com duração de 2 a 3 anos focado nos estudos práticos. Oferece formação em setores mais específicos do mercado.

Licenciatura

Consiste em um curso com duração de 4 anos focado na prática pedagógica. Seu objetivo é preparar o aluno para se tornar um professor e dar aulas para o ensino fundamental e médio.

Bacharelado

Se trata de um curso com duração de 4 ou 5 anos com grande carga teórica. Tem a finalidade de capacitar o aluno para uma atuação mais ampla no mercado. O estudante pode decidir a área, tipo de empresa e tipo de cargo no qual irá atuar.

Qual é a melhor opção para você?

Agora que você sabe qual a diferença entre graduação e curso técnico, é o momento de definir um caminho a ser seguido. Diante disso, a melhor forma de fazer essa escolha é pensar, primeiro, nos seus objetivos.

Avalie suas condições atuais, e leve em consideração o que você deseja para o seu futuro profissional e pessoal. Pense em qual é a estratégia que será ao mesmo tempo, viável e satisfatória. Sem dúvidas, após essa reflexão, você vai estar mais preparado para tomar uma decisão. 

Veja também algumas outras dicas valiosas:

  • Não deixe de pesquisar e se informar sobre a área de atuação para a qual cada modalidade de curso te prepara. 
  • Lembre-se de aproveitar as habilidades que já possui, ou tem a intenção de desenvolver, ao fazer sua escolha acadêmica. 
  • Se puder, converse com um profissional forma e que já atua na área para saber mais sobre a prática, a rotina e as possibilidades de carreira daquele curso.

Além de saber qual a diferença entre graduação e curso técnico, outro fator que influencia bastante na sua realização profissional é já saber o que esperar da área escolhida. Saiba agora mesmo como escolher um curso de graduação que atenda suas expectativas!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"