5 profissões modernas que você precisa conhecer!

As necessidades do mercado de trabalho mudam conforme a economia e a sociedade evoluem. Hoje, temos uma grande preocupação com a sustentabilidade, com a qualidade de vida e com a infraestrutura. Há ainda uma grande necessidade de inovação. São exatamente essas tendências que estão relacionadas com as profissões modernas. Por isso, se você ainda está no processo de escolher uma carreira para seguir, continue a leitura e saiba quais são as cinco profissões do futuro que você não pode deixar de conhecer!

profissões modernas
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn
profissões modernas

Gestor de ecorrelações

O foco do profissional que atua como gestor de ecorrelações é a sustentabilidade. Trata-se de uma excelente oportunidade de trabalho para o futuro, já que este será um profissional altamente requisitado por empresas de todos os setores.

O papel do gestor de ecorrelações é se comunicar com os clientes, órgãos do governo e outras empresas no que se refere aos temas de sustentabilidade, garantindo um controle socioambiental e a qualidade de vida.

Para ser um gestor de ecorrelações, é necessária graduação em Engenharia Ambiental, Administração ou Ecologia. Depois, opte por uma especialização em Biologia ou Marketing.

Engenheiro civil

A preocupação com a infraestrutura do nosso país continua sendo um tema muito importante. Afinal, é ela que torna um país mais competitivo e, sem uma boa infraestrutura, tudo acontece mais devagar.

Por isso, mesmo depois dos grandes investimentos em infraestrutura para recebermos a Copa do Mundo e as Olimpíadas do Rio, os investimentos continuarão para a construção de aeroportos, estradas, ferrovias e portos. Essa alta demanda manterá os engenheiros civis como profissionais muito importantes por, pelo menos, mais dez anos.

Para se tornar um engenheiro civil, é preciso fazer uma graduação em Engenharia Civil e retirar uma credencial junto ao CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) do seu estado.

Advogado tributário

Atualmente, os advogados tributários vêm sendo muito requisitados e, consequentemente, seus cargos são alguns dos mais difíceis de preencher nas empresas. Como o Brasil conta com uma legislação e com uma carga tributária complexas, as empresas procuram diminuir seus custos buscando meios de aumentar seus ganhos a partir de um planejamento tributário.

E como as expectativas são de que nosso país ainda conviva durante muitos anos com essa carga tributária complexa, os advogados tributários tornam-se uma saída bastante estratégica, sendo uma excelente oportunidade de carreira!

Para se tornar um advogado tributário, é preciso ter formação em Direito com especialização em Direito Tributário, Economia ou Ciências Contábeis.

profissões modernas
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn
profissões modernas

Gestor de inovação

Assim como as empresas atuais têm um departamento jurídico, um financeiro e um de recursos humanos, estima-se que, em um futuro não muito distante, haverá também um departamento de inovação em grande parte das empresas.

A área de inovação até existe hoje em dia, mas ainda é parte do departamento de marketing. Entretanto, a tendência é de que essa área ganhe mais autonomia em breve, dando mais força para o profissional de gestão de inovação dentro do mercado.

Quem tiver o cargo será o profissional responsável por trazer a inovação para as diversas áreas da empresa, tendo um papel articulador ao buscar novas maneiras de fazer as coisas e, com isso, diminuir os custos e aumentar a eficiência dos processos.

Atualmente, para se tornar um gestor de inovação, é preciso investir na formação em Marketing com especialização em Pesquisa de Mercado.

profissões modernas
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn
profissões modernas

Gestor de qualidade de vida

As empresas têm estado cada vez mais preocupadas com a qualidade de vida dos seus funcionários, já que o bem-estar no ambiente de trabalho é essencial para que o profissional ofereça eficiência, produtividade e resultados para a empresa.

Por enquanto, quem cuida da qualidade de vida dos colaboradores é o setor de recursos humanos. No entanto, futuramente, as empresas investirão ainda mais em qualidade de vida, tornando a profissão de gestor de qualidade de vida uma das mais interessantes dos próximos anos.

Para conseguir esse cargo, pode-se optar por uma formação na área da saúde, como Enfermagem. A experiência na área de recursos humanos também é fundamental.

E então, qual das profissões do futuro mais combina com você e seus interesses? Para mais dicas como as do post de hoje, assine a nossa newsletter e fique por dentro de todo o nosso conteúdo!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"