Planejamento Profissional: 4 dicas para alavancar sua carreira

Quando ouvimos falar em planejamento profissional, pensamos logo se tratar de algo voltado a empresários, pessoas que já têm uma carreira consolidada. Mas saiba que isso significa simplesmente criar um plano para conquistar seus sonhos como profissional e alavancar sua carreira, independentemente da área que pretende seguir.

Neste post listamos 4 dicas de como você pode se planejar para entrar no mercado de trabalho e ter sucesso na área que escolheu. Confira:

1. Saiba aonde você quer chegar

Planejamento Profissional: 4 dicas para alavancar sua carreira saiba aonde você quer chegar
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

Todo mundo diz que você precisa ter objetivos na vida, não é verdade? Pois saiba que esse precisa ser o primeiro passo para você elaborar um planejamento profissional. Não é possível estabelecer etapas para criar um plano se você não tem expectativas sobre qual será o resultado.

Como você se imagina daqui dois, cinco, dez anos? Pense muito bem nisso e guarde essa autoimagem na mente, pois ela irá ajudá-lo a tomar todas as suas decisões daqui para frente.

2. Leia sobre assuntos relacionados à carreira que pretende seguir

Quando estiver nas redes sociais, navegando em sites especializados ou mesmo na biblioteca de sua cidade, procure verificar se encontra textos sobre a área que deseja seguir. Por exemplo, se você sonha em ser engenheiro de produção, que tal ler sobre como esse profissional atua no mercado? Em quais áreas esse profissional pode atuar? Quais novidades e inovações esta área promove na sociedade?

Aos poucos, você se torna um expert no assunto que tem interesse em estudar e ainda descobre se realmente quer seguir esta carreira.

3. Faça cursos na área em que pretende atuar

Planejamento Profissional: 4 dicas para alavancar sua carreira faça cursos na área em que pretende atuar
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

Atualmente, é possível fazer cursos diversos para adquirir formação em diferentes áreas de atuação. Existem cursos técnicos, cursos de extensão, graduação e especialização. A maior parte dos empregadores vê com bons olhos os funcionários que se dedicam aos estudos, ou seja, vale a pena buscar uma formação mais sólida para garantir pontos extras, quando se candidatar a vagas de trabalho.

Hoje em dia é possível financiar os estudos, solicitar da instituição algum tipo de apoio, como o parcelamento estudantil ou, ao menos, ajuda de custo para conseguir transporte por um valor reduzido. Existem diversas alternativas para quem deseja realizar o sonho de se formar, basta correr atrás!

4. Procure conversar e conhecer pessoas que já atuem na área

Com o tempo, você descobrirá a importância que uma boa agenda de contatos vai ter para sua vida profissional. Pode parecer difícil conhecer e conversar com pessoas que já tenham uma carreira consolidada na área em que deseja atuar, por isso, inicialmente, comece frequentando eventos da área, onde você sabe que conseguirá conversar com diversos estudantes e pessoas que atuem na área.

Esteja sempre muito bem informado sobre o que acontece no setor e se dedique a ler, com antecedência, sobre os assuntos que serão discutidos no evento. Essas ocasiões costumam contar com coffee break, momento em que os participantes têm a oportunidade de conversar. Caso encontre uma brecha, participe das conversas e demonstre interesse em saber mais a respeito dos assuntos discutidos.

Ficou ansioso para criar o seu planejamento profissional? Caso tenha dúvidas sobre o assunto ou queira contar suas experiências na busca pelos seus objetivos, escreva aqui nos comentários.

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"