Quer ganhar experiência profissional durante a faculdade? Confira nossas 4 dicas!

No processo de escolha do seu curso você deve ter se deparado com várias informações dizendo que o ensino superior enriqueceria o seu currículo e aumentaria sua empregabilidade. Realmente isso é verdade, mas não basta apenas aprender a teoria se você não colocar isso em prática, certo? Especialistas afirmam que cada vez mais os jovens estão ingressando no mercado de trabalho despreparados. Mas como alcançar essa experiência profissional durante a formação acadêmica?

Continue a leitura deste post e saiba como adquirir experiência profissional ainda estando na faculdade!

1. Preste auxílio na faculdade

A universidade é um ambiente propício para que você desenvolva experiência profissional, então se envolver em atividades extra curriculares é uma boa forma de se iniciar nessa área. Participar de uma comissão de formatura, do Diretório Acadêmico (DA) da faculdade ou de trabalhos voluntários, por exemplo, trará a você a visibilidade de professores e profissionais da sua área de atuação.

Monitorias também são de extrema valia para se iniciar profissionalmente. Afinal, se você se destaca em uma disciplina, poderá ensinar o que foi aprendido para outros alunos e reforçar seu próprio conhecimento. Um exemplo são as monitorias de inglês para alunos do curso de administração.

Realizar projetos de pesquisa dentro da faculdade também vai agregar valor ao seu currículo. Uma pesquisa científica é um processo rigorosamente planejado e trará as ferramentas necessárias para que você possa lidar com projetos mais complexos no futuro.

 

2. Realize trabalhos voluntários

Experiência profissional na faculdade
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

O trabalho voluntário é uma ótima oportunidade de colocar suas aptidões e conhecimentos adquiridos na área em prática. Como você ainda não tem muita experiência profissional, aderir ao voluntariado vai facilitar o processo de conseguir uma vaga em uma grande empresa posteriormente.

O aprendizado é enriquecedor não só em relação ao desenvolvimento da sua carreira, mas ao seu crescimento enquanto indivíduo. Fazer a diferença sem esperar algo em troca gera engajamento moral perante a sociedade.

É importante deixar claro que ser voluntário não é só prestar serviços a uma ONG ou a um grupo de filantropia, mas identificar um problema social e oferecer auxílio.

 

3. Procure atividades extracurriculares

experiência profissional
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

O mercado de trabalho está cada vez mais acirrado e devido a demanda de profissionais qualificados, faz-se necessário adquirir conhecimento por diversas formas.

As atividades extracurriculares proporcionarão uma bagagem maior para o estudante. Poder ampliar o seu leque de habilidades e informações tornará cada vez mais real uma oportunidade de seleção.

Um profissional que possui curso de francês e inglês, por exemplo, pode ter acesso a um intercâmbio no Canadá e turbinar sua carreira.

Palestras e seminários também são vantajosos porque são explicações contundentes sobre temas específicos — e boa parte deles gera um certificado. Nesses encontros, o networking será fundamental para bons relacionamentos profissionais no futuro.

4. Faça um estágio

experiência profissional
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn
 As oportunidades de estágio podem ser de curta, média ou longa duração. Boa parte dessas vagas oferece aos candidatos uma bolsa-auxílio, que facilita a vida financeira do estudante.

Inserindo-se em uma organização, acaba sendo mais fácil assimilar a rotina e as atividades que são exercidas na sua área. Boa parte das empresas oferece um programa de treinamento e acaba efetivando os estagiários que se destacam.

Bônus: mantenha seu currículo atualizado!

É bom manter o currículo organizado e bem estruturado sempre à mão. Caso você envie o documento por e-mail, opte por endereços específicos dentro da empresa, e não para opções genéricas. Caso não saiba quem exatamente você deve contatar, ligue para empresa e pergunte quem cuida da contratação de estagiários.

Tenha em mente que algumas oportunidades devem ser agarradas, e que será essencial para a sua carreira já ter uma experiência profissional mínima que seja antes da graduação.

Os melhores profissionais são aqueles que aproveitam ao máximo todos os recursos que o período universitário proporciona!

Agora que você já conhece algumas dicas para se destacar no mercado de trabalho durante a faculdade, saiba também como economizar e concluir o seu curso superior!

 

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"