Como escolher uma faculdade? Confira 5 dicas

Está pensando em ingressar no ensino superior, mas não sabe como escolher uma faculdade? Com tantas opções disponíveis, é natural ficar em dúvida! Fazer uma graduação em uma universidade de excelência é o primeiro passo para garantir uma carreira de sucesso. Por isso, a escolha certa faz toda a diferença! 

É importante analisar algumas questões, como condições de pagamento, tamanho da instituição e benefícios oferecidos antes de decidir onde estudar. Pensando nisso, separamos para você 5 fatores que precisam ser analisados quando for escolher uma faculdade. Confira!

1. Condição de pagamento

escolher uma faculdade
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

A primeira questão para a escolha da faculdade é observar as condições de pagamento oferecidas pela instituição. Atualmente, estão disponíveis diversos programas de financiamento, bolsas, descontos, parcelamentos que facilitam na hora de pagar a universidade.

Para aqueles que não possuem condições financeiras para arcar com os custos de um curso superior, o governo oferece um financiamento de estudos por meio do Fies. Inclusive, para a população de baixa renda, o governo dispõe de um programa de bolsas parciais e integrais conhecido como ProUni

Além disso, você pode pesquisar se a instituição tem algum plano de parcelamento interno. A Faculdade ASA de Brumadinho, por exemplo, possui o seu próprio programa, dividindo até 50% o valor total da sua mensalidade. O valor restante você pode começar a pagar depois de formado!

2. Facilidades no transporte

escolher uma faculdade
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

Escolher uma faculdade que seja próxima à sua casa é uma ótima opção para não precisar mudar de cidade, evitando que se perca muito tempo no trânsito. Também é fundamental verificar qual será seu meio de transporte para a faculdade para calcular os custos e o tempo gasto no percurso das aulas até sua casa ou trabalho.

Já imaginou se houvesse um ônibus gratuito para levar você até a faculdade? Isso com certeza reduziria muito os seus gastos, não? A Faculdade ASA de Brumadinho pensou nisso e disponibilizou transporte gratuito* para os estudantes que vêm das cidades vizinhas, como Betim, Contagem ou Belo Horizonte, passando por cerca de 200 pontos estratégicos.

Com essa facilidade, você pode economizar o dinheiro que seria gasto com gasolina ou transporte coletivo, além da comodidade de sempre ter sua vaga no ônibus garantida. Caso opte por ir de carro, não tem problema: a Faculdade ASA também oferece um amplo estacionamento gratuito e seguro para todos os seus alunos!

3. Nota do MEC

Na hora de escolher uma faculdade, é fundamental conferir os indicadores que certificam a qualidade do ensino e da instituição.

O Ministério da Educação (MEC) realiza uma avaliação considerando alguns dados como número de professores mestres e doutores, infraestrutura, biblioteca, projeto pedagógico, pesquisa, extensão e recursos utilizados nas aulas, conferindo à instituição avaliada notas de 1 a 5.

Portanto, não ignore essa informação se quiser estudar em uma faculdade de qualidade! Procure instituições com conceito a partir de 4 na avaliação institucional e verifique se seus cursos são reconhecidos pelo MEC com notas que variam de 4 a 5.

4. Apoio da faculdade

Faz toda a diferença estudar em uma faculdade que dê total apoio aos seus estudantes. E esse suporte está relacionado tanto à estrutura física e didática, quanto ao amparo emocional. 

Quanto à infraestrutura, as faculdades devem disponibilizar bibliotecas, salas de estudo e ambientes propícios ao trabalho intelectual, além da manutenção de um bom relacionamento entre estudantes, professores e funcionários. O apoio didático é realizado por meio de monitorias, livros e materiais online.

Em uma faculdade diferenciada, os próprios docentes são solícitos aos alunos dentro e fora de sala de aula. Você também deve observar se há algum programa de assistência emocional dentro da faculdade. As boas instituições oferecem apoio psicológico para seus graduandos!

5. Tamanho da faculdade

O tamanho da instituição é um tópico essencial para se verificar quando for escolher uma faculdade. As pequenas instituições destacam-se por variadas razões, como:

  • Maior contanto entre docentes e discentes;
  • Fácil locomoção dentro do campus;
  • Fortalecimento do senso de comunidade;
  • Maiores oportunidades acadêmicas.

Como você pode perceber, optar uma faculdade que se preocupa com o aluno pode fazer diferença na qualidade da vida acadêmica. Agora, ficou muito mais fácil escolher a sua instituição! Continue conferindo nossas dicas e saiba como conciliar trabalho e estudo!

*Consulte rota e regulamento próprio.

 

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"