Como escolher a profissão certa em tempos de mudança no Brasil?

Quem lê jornal ou assiste televisão sabe: não há um único dia em que não sejamos bombardeados com informações sobre a crise econômica que o Brasil atravessa, com notícias de empresas indo à falência, taxas de desemprego nas alturas, entre outros dados preocupantes.

Diante desse cenário, escolher a profissão certa a seguir é, sem dúvida, um desafio. Para ser bem sucedido nessa empreitada, o ideal é você eleja sua nova carreira levando em consideração não só suas preferências, mas o momento que o país atravessa.

Mas como conciliar esses dois fatores e alcançar o sucesso no mercado de trabalho? Seguindo algumas dicas simples, fica muito mais fácil escolher uma carreira à prova de crise. Continue a leitura e veja como isso é possível!  

escolher profissão
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

Faça uma lista de suas preferências e habilidades

Anote em um papel todas as atividades as quais você gostaria de se dedicar e, em outra coluna, suas habilidades e características mais marcantes. Muitas vezes, elaborar uma lista ajuda você a estabelecer uma relação muito mais clara entre suas preferências e as carreiras disponíveis.

Se você é organizado, tem facilidade de comunicação e procura sempre manter-se bem informado, a carreira de administrador pode ser perfeita para você, já que essas são características esperadas de um bom profissional dessa área.

Adora cuidar das pessoas, é responsável, pontual e dedicado? Que tal pensar, por exemplo, em uma graduação na área de Enfermagem?

escolher profissão
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

Analise o mercado de trabalho local

Antes de decidir-se por uma profissão, é importante fazer uma pesquisa sobre o mercado de trabalho na região onde você vai atuar. Para isso, leia jornais e informe-se sobre as empresas que estão estabelecidas na sua cidade.

Não leve em consideração somente as grandes corporações, mas também as pequenas e médias empresas onde, em geral, há boas oportunidades para profissionais em início de carreira.

Fique atento também às novas possibilidades de atuação. Se você quer cursar Enfermagem, por exemplo, faça um mapeamento dos hospitais e clínicas que existem em sua cidade e verifique ainda se há previsão de abertura de novas unidades.

Busque profissões que são essenciais mesmo em tempos de crise

Se você quer escolher a profissão certa, leve em consideração carreiras que demandam profissionais mesmo em tempos de crise como a que o Brasil enfrenta atualmente.

Profissionais de AdministraçãoCiências Contábeis e áreas médicas, por exemplo, contam com um mercado amplo e demanda incessante, já que as atividades desenvolvidas por eles continuam sendo necessárias mesmo nos momentos em que o país atravessa momentos de instabilidade.

escolher a profissão
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

Dê prioridade às carreiras em alta no mercado

Em tempos de crise, quando a empregabilidade diminui e profissionais que não são considerados essenciais vêem as vagas sumirem do mercado de trabalho, o ideal é optar por profissões que estão em alta, ou seja, que têm muita demanda de pessoal especializado.

Com a crise econômica instaurada no país, profissionais de carreiras como Engenharia de Produção, por exemplo, que buscam aumentar a produtividade das empresas por meio da administração eficaz dos recursos financeiros e humanos disponíveis, estão em alta e, por isso, novos profissionais podem encontrar boas oportunidades de mostrarem seu potencial.

Gostou das nossas dicas de como escolher a profissão certa em tempos de crise? Agora que ficou mais fácil tomar a decisão, baixe nosso e-book com 5 dicas para fazer uma redação matadora no Enem e veja como arrasar no processo seletivo!

 

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"