Quer Desistir da Faculdade? 5 Motivos Para Não Desanimar com os Estudos

Durante toda nossa adolescência escutamos sobre a faculdade. Muitos dizem que é quando fazemos os melhores amigos e quando finalmente começamos a viver a melhor época de nossas vidas — afinal, vamos começar a fazer, de fato, aquilo que gostamos. 

Ao ingressar no ensino superior, infelizmente, a decepção costuma ocorrer: nossas expectativas geralmente estão lá no alto, e, por isso, é possível que bateremos de frente com uma série de impasses e situações chatas. 

É claro que isso é desanimador, mas desistir da faculdade não pode ser uma opção. Permanecer estudando é uma das melhores decisões que você tomará! 

Por que a faculdade pode ser decepcionante?

Não pense que você está sozinho: é extremamente comum o sentimento de desânimo em relação ao ensino superior. Aliás, é mais do que natural sentir-se um pouco decepcionado, principalmente se estamos com muitas expectativas

Na verdade, essa quebra costuma ocorrer exatamente pelo contexto em que muitos jovens ingressam na faculdade. Se você não se sentia muito seguro em relação à sua escolha, por exemplo, é certo que você passará por incertezas durante a sua graduação. 

Se você tinha certeza, por outro lado, pode ser que o curso não seja tudo aquilo que você esperava — e isso pode ocorrer mesmo que a instituição onde você estuda seja incrível. 

É possível também que estar numa universidade não seja algo tão comum ou valorizado em sua família. Nesse caso, você deve pensar como é uma grande conquista para você ser um diferencial em seu meio! 

O que devemos ter em mente é que é fundamental confiar em si mesmo. Agarre-se à sua opção de curso e tente levar a sua decisão até o final. Isso será muito gratificante. 

E por que não devo desistir da faculdade? 

Possuir um diploma do ensino superior é um grande marco para sua vida, tanto pessoal quanto profissional.

Quais motivos levariam alguém a não desistir? O que significa estar na faculdade e permanecer estudando?

1. É um período de amadurecimento

Desistir da faculdade, de certo modo, pode ser considerado como pular uma etapa essencial de sua vida. 

Estar em uma instituição respeitada e viver este momento representa muito para seu crescimento pessoal. Em sua graduação, você lidará com diferentes pessoas e terá contato com experiências que jamais viveu antes. 

2. É um diferencial competitivo

desistir da faculdade e um diferencial competitivo
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e acirrado e, junto a isso, as pessoas têm buscado se especializar e estudar continuamente.

Saindo da faculdade, você estará deixando de lado um de seus maiores diferenciais competitivos: o diploma. 

3. É arcar com um compromisso

A decisão de ingressar no ensino superior exige uma série de gastos: matrícula, mensalidade, transporte, alimentação, material, etc. Você, com certeza, teve de se esforçar para começar a trilhar esse caminho e, possivelmente, fez até um planejamento financeiro

Permanecer estudando é uma das formas de honrar com o seu compromisso. Seria desagradável sentir que todo esse investimento foi feito em vão, certo? 

4. É ideal para concursos 

desistir da faculdade concursos
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

Se você tem interesse em ser concursado e contar com os benefícios e a estabilidade dessa ocupação, saiba que o ensino superior completo é um grande diferencial para esse caminho. 

Os maiores salários dos concursos são destinados a vagas de quem terminou a faculdade. Você não pode deixar essa oportunidade de lado!

5. É um investimento a longo prazo

Acima de tudo, é necessário que você entenda que seu estudo é um investimento a longo prazo. Assim como todas as grandes decisões de nossa vida, é quase impossível passar pelo momento da faculdade sem sentir-se inseguro ou com dúvidas. 

Porém, tenha sempre em mente que você está pensando em seu futuro ao permanecer estudando. Não há nada melhor que a possibilidade de um futuro garantido! 

Viu que desistir da faculdade, mesmo sendo mais fácil, não é o melhor caminho a ser seguido? Pois aproveite e entenda como aproveitar melhor a sua graduação — isso fará com que você se sinta menos desanimado!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"