Depois do ensino médio: entrar na faculdade ou dar um tempo nos estudos?

Concluir o ensino médio é um marco na vida do estudante. Aquela sensação de dever cumprido e de realização é ótima, mas é nesse momento que você também se depara com questões, como: o que vem depois? O que fazer da vida após o colegial? Devo entrar na faculdade depois do ensino médio?

Essas são perguntas normais que todo estudante faz quando dá adeus à vida escolar. Muitos, inclusive, já trabalham para dar uma força nas despesas de casa e não sabem ao certo se entrar direto em uma faculdade é o melhor caminho. 

Existem dúvidas a serem respondidas que são decisivas na tomada de decisão. Por isso, é necessário levar em consideração algumas delas. Confira!

Quais os benefícios de uma boa decisão?

depois do ensino médio
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

Se você ainda não sabe qual rumo profissional tomar e qual profissão escolher depois do Ensino Médio, uma boa ideia é fazer testes vocacionais. Eles existem aos montes na internet e vão lhe ajudar a saber quais áreas combinam mais com seu perfil e preferências. Você pode também conversar com profissionais da área que pretende cursar para saber mais sobre os desafios que enfrentará. 

Sendo assim, podemos afirmar que o ideal é entrar na faculdade depois do ensino médio. Confira os benefícios que quem continua os estudos tem em relação a quem faz uma pausa.

Seu retorno será mais rápido

Todo mundo quer ter um emprego melhor e uma vida boa. E muita gente opta por entrar na faculdade logo após o ensino médio para colher os frutos mais cedo. Afinal, quem não quer melhorar a qualidade de vida ou garantir condições melhores aos pais ou filhos? Por isso, esperar um tempo para dar aquele “descanso” pode nem sempre ser uma boa escolha.

Muitas instituições dão uma força para diminuir o cansaço

Hoje em dia são comuns situações em que jovens, durante o ensino médio, trabalham para dar aquela força em casa. Isso pode tirar um pouco do gás para uma dupla jornada entre trabalho e estudos.

Atentas a isso, muitas faculdades oferecem transporte para minimizar os custos do estudante. Falando em minimizar, muitas delas também permitem o financiamento do curso, o que dá maiores chances ao aluno que tem pouco para investir, mas muita vontade de estudar.

Depois do ensino médio
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

Quanto mais cedo o profissional entra no mercado, mais chances de retorno ele terá

Experiência de mercado é um dos principais pontos analisados pelos recrutadores. E quem tem maior tempo de experiência ou possui ensino superior ganha pontos extras. Isso porque na faculdade você tem disciplinas técnicas que lhe garantem o conhecimento para a vaga que deseja, diferentemente de um candidato que terá que aprender a função do zero.

Além disso, com essa facilidade, o estudante acaba entrando mais cedo no mercado e, consequentemente, ganha experiência mais rapidamente, aprimorando suas qualidades no mercado de trabalho. Dessa forma, subir de cargo em um futuro emprego será mais fácil.

Resumindo: dar uma pausa depois do Ensino Médio nem sempre é uma boa escolha

Hoje, mais do que nunca, é preciso investir e se dedicar aos estudos. Ao entrar na faculdade depois do ensino médio, certamente o estudante terá os benefícios do esforço batendo à porta mais cedo.

Por isso, leve em conta todos os benefícios e desafios dessa nova etapa tão importante na vida profissional. Pesquise, oriente-se e escolha a opção que vá de encontro com seus anseios. 

E aí, conseguiu tomar sua decisão? Caso tenha restado alguma dúvida, veja agora nossas dicas sobre o que fazer logo após terminar o ensino médio!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"