5 dicas valiosas para quem quer conseguir um estágio!

Conseguir um estágio é um dos momentos mais importantes na vida de um estudante. Além de ser uma ótima oportunidade de aprendizado, essa é uma porta de entrada para a carreira profissional.

Você está em busca dessa experiência? Veja as 5 dicas que separamos para ajudar você a conseguir um estágio na sua área de atuação!

1. Escolha bem as empresas onde quer estagiar

Se você já começou a procurar um estágio, provavelmente está de olho nas empresas que admira e gostaria de estagiar. Então, que tal começar sua busca por essas organizações?

Estude bem as empresas em que você deseja fazer o estágio, conhecendo sua cultura, seus valores e os seus diferenciais em relação a seus concorrentes. Essas informações podem fazer toda a diferença em uma possível entrevista.

Não se esqueça de avaliar outros detalhes muito importantes, como a localização da empresa e toda a logística necessária para você se deslocar de casa ou da faculdade até lá. 

2. Use a sua rede de contatos para conseguir um estágio

use a sua rede de contatos para conseguir um estagio
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

networking faz toda a diferença na vida de um profissional, abrindo portas para diversas oportunidades de trabalho. Por isso, se você estiver procurando um estágio, use sua rede de contatos a seu favor!

Peça ajuda para seus colegas de faculdade, professores e até mesmo amigos que já trabalham em sua área de atuação. Assim, você poderá se informar sobre ótimas oportunidades de trabalho, avançando mais um passo em direção à sua carreira.

3. Cuide de sua apresentação pessoal

A entrevista é um momento crucial para o estudante que está procurando um estágio. É preciso ficar atento, pois qualquer deslize neste momento pode colocar por água abaixo a chance de conseguir uma boa oportunidade.

Preocupe-se com a sua apresentação pessoal escolhendo bem a roupa e os acessórios que vai usar na sua entrevista. O ideal é escolher uma roupa que combine com o ambiente da empresa e que já são utilizadas normalmente pelas pessoas que trabalham por lá.

Outra prática indispensável é se preparar para responder algumas perguntas comuns em um processo seletivo. Quais são seus maiores defeitos? Quais os seus objetivos a médio e longo prazo? Quais são suas experiências anteriores?

Preparando-se para essas perguntas, você poderá diminuir o nervosismo durante a entrevista, o que ajudará no sucesso da sua apresentação!

4. Crie um bom currículo

conseguir um estagio crie um bom curriculo
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

currículo é a maior arma para o estudante conseguir um estágio. É por meio dele que você apresentará um pouco de suas competências profissionais, suas experiências e o que você tem a oferecer para a empresa.

Por isso, é muito importante que você monte seu currículo com cuidado, evitando erros de português que podem prejudicar sua imagem. Dados pessoas como número de identidade e CPF não precisam ser compartilhados, mas não se esqueça de informar o ano de conclusão de seu curso e seus dados de contato, como e-mail e telefone.

Se você ainda não tem outras experiências profissionais, não se preocupe: isso é o que normalmente acontece com um candidato a estágio! Para suprir essa demanda em seu currículo, invista em cursos relacionados à sua formação acadêmica e outros elementos que podem te destacar dos concorrentes.

5. Sinta-se confiante em sua entrevista

É normal que você se sinta nervoso em suas primeiras entrevistas para conseguir um estágio. Porém, você não deve permitir que isso atrapalhe a sua conversa com o recrutador e prejudique sua contratação.

O ideal é que você chegue com 10 a 20 minutos de antecedência no local da entrevista. Isso o ajudará a se acostumar com o ambiente e observar como as outras pessoas se comunicam.

E lembre-se: o segredo para ir bem em uma entrevista é ser sincero e não inventar detalhes de suas experiências anteriores. Assim, você poderá se sentir mais confiante e mandar bem na entrevista.

Agora que você já sabe o que deve fazer para conseguir um estágio, que tal continuar acompanhando outras dicas que vão ajudar você a avançar em sua vida profissional? Siga a gente no Facebook e no Twitter e não perca nenhum conteúdo!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"