Conheça a grade curricular do curso de enfermagem

Terminado o Ensino Médio, chega a hora de buscar uma profissão. Nesse momento, o receio de muitos estudantes é acabar atuando em trabalhos desinteressantes e monótonos, que não apresentem nenhum desafio ou motivação. Certamente, para muitos, isso não é o suficiente!

Para evitar esse cenário, é necessário buscar uma formação completa em uma área de ampla atuação, que te leve a uma profissão instigante, cujo mercado de trabalho seja variado e com boas possibilidades de remuneração. O curso de enfermagem se encaixa exatamente neste perfil.

Acompanhe no post de hoje como é organizada a grade curricular deste curso e saiba quais são as possibilidades de trabalho na área!

Ciências biológicas e da saúde

Para poder atuar no campo da saúde, o enfermeiro estuda detalhadamente o corpo humano em seus aspectos fisiológicos. É necessário que domine conhecimentos sobre anatomia, bioquímica, nutrição e microbiologia, entre outros assuntos da área. Para tanto, é fundamental que o curso ofereça uma boa estrutura laboratorial, que possibilite a realização de aulas práticas — além, é claro, de professores de alto nível.

É o conhecimento em ciências biológicas aplicadas que permitirá ao enfermeiro atuar no campo hospitalar e ambulatorial, auxiliando na realização de diagnósticos e de procedimentos médicos de maior ou menor complexidade. Além disso, o bacharel que apresentar especial interesse em determinado tema poderá aprofundar seus conhecimentos atuando no desenvolvimento de pesquisas e investindo em especializações técnicas.

Conheça a grade curricular do curso de enfermagem- ciencias biologicas e da saude
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

Ciências humanas e sociais

Para que o enfermeiro atue com consciência crítica, a partir de uma perspectiva humanista, fazem parte da grade curricular do curso de enfermagem matérias voltadas para o conhecimento da sociedade e do indivíduo.

Aulas de filosofia, sociologia, antropologia e psicologia são de primeira importância para formar profissionais atentos ao bem-estar do paciente, principalmente nas áreas de promoção da saúde, prevenção e educação comunitária, em que há grande demanda por agentes bem capacitados e cuidadosos.

Ciências da enfermagem

Por fim, há as matérias voltadas especificamente para a atuação técnica dos enfermeiros e enfermeiras. São disciplinas como: fundamentos em enfermagem, enfermagem clínica e cirúrgica, pronto-socorro, urgência, administração de medicamentos, pediatria, saúde do adulto e idoso, e sistematização da assistência de enfermagem, entre outras, que contam com grande carga de aulas práticas.

Com este conhecimento, o profissional poderá atuar com segurança em todos os campos de trabalho que exigirem técnica refinada, que será aprimorada nos últimos dois semestres do curso, em que ocorrem os estágios supervisionados.

Conheça a grade curricular do curso de enfermagem - ciencias da enfermagem
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

Estágio Supervisionado

É no Estágio Supervisionado — que ocorre normalmente ao final da graduação — que os alunos vivem, na prática, a experiência de trabalhar com a enfermagem. É neste momento que os estudantes experimentam o dia a dia de um profissional da saúde e que a maioria dos alunos acaba se apaixonando, definitivamente, por esta ocupação.

O estágio pode se dar em várias áreas: na atenção primária em saúde, em asilos, na rede de saúde mental, na área hospitalar (clínica médica, cirúrgica, pediatria, maternidade e bloco obstétrico, oncologia, terapia intensiva, pediatria, CME, Pronto Socorro, Saúde do Adulto e Idoso e a Sistematização da Assistência de Enfermagem, entre outros setores), além de UPAS e ambulatórios especializados.

No estágio, muitos percebem que, além de contar com bons salários, enfermeiros e enfermeiras têm a chance de atuar na sociedade, realizando-se profissionalmente e pessoalmente. Acredite: atualmente, são poucas as profissões que apresentam estas vantagens!

E você, está pensando em ingressar nesta área? Agora que você já conhece a grade curricular do curso de enfermagem, assine a nossa newsletter e mantenha-se atualizado sobre os melhores cursos e as últimas novidades!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"