Conheça as 5 dicas para você aproveitar melhor a sua graduação

Já se foi o tempo em que frequentar as aulas e fazer anotações eram atividades necessárias para ser um bom aluno na graduação. Para se destacar no mercado de trabalho hoje é preciso ir além, aproveitando o período da faculdade para adquirir experiências diferentes da sala de aula.

Independente da escolha do curso, os alunos de graduação que fazem estágio, desenvolvem projetos práticos ou investem numa rede de contatos costumam encontrar um bom emprego, são mais proativos e ainda melhoram seu desenvolvimento pessoal.

Neste texto, você vai conhecer 5 dicas de como aproveitar ainda mais a sua graduação e ter o melhor momento da sua vida. Confira!

1. Procure um estágio na sua área

Quer vivenciar na prática o que aprende na sala de aula e conquistar novas competências em um ambiente de trabalho da profissão escolhida? Então o estágio pode ser o que você precisa! Sendo estagiário, você troca vivencia o dia a dia de um profissional da sua área, troca experiências com os demais funcionários e aprende novas ideias e estratégias.

Existem estágios em diversos campos de atuação. Quem cursa Direito, por exemplo, pode participar do Núcleo de Prática Jurídica da faculdade. Além disso, de acordo com o desempenho do estagiário, as empresas e instituições costumam efetivá-los após algum tempo de experiência. Já imaginou sair da faculdade com um emprego garantido? Então, aposte em um estágio!

2. Faça parte de um diretório ou centro acadêmico

faça parte de um diretório ou centro acadêmico Conheça as 5 dicas para você aproveitar melhor a sua graduação
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

Aquela salinha meio escondida e mal equipada, onde geralmente ficam os centros ou diretórios acadêmicos, pode ser de grande valia para seu crescimento profissional e pessoal. Os centros e diretórios acadêmicos têm o papel de representar os alunos de uma instituição e propiciam debates sobre assuntos relacionados ao curso.

Quem atua em um centro ou diretório acadêmico desenvolve diversas competências, como liderança, habilidade de negociação, comunicação e capacidade de resolver crises. Essas características são fundamentais para ingressar no mundo corporativo. Procure um centro ou diretório acadêmico para se inscrever e participar.

3. Desenvolva projetos integrados

Passar toda a graduação apenas nas teorias dos livros parece não ser uma atividade muito motivadora e eficiente, não é mesmo? Por isso, aventurar-se no desenvolvimento de projetos práticos é uma maneira de obter uma visão mais realista e buscar a formação que a sociedade necessita.

Há uma imensidão de projetos para serem desenvolvidos por estudantes de graduação. Você pode, por exemplo, organizar atividades para o dia da Responsabilidade Social, oferecendo orientação jurídica e oficinas para recolocação no mercado de trabalho. Projetos sociais como este, ajudam a aprimorar ações empreendedoras, promovendo o crescimento sustentável e melhorando a qualidade de vida de muitas pessoas.

4. Amplie seu network

amplie seu network Conheça as 5 dicas para você aproveitar melhor a sua graduação
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

Ter uma rede de contatos é uma das preciosidades que você deve construir durante a graduação. Seja fazendo amizades durante as aulas e trabalhos da faculdade ou participando de feiras de produtos e semanas temáticas. Eventos desse tipo são ideais para você ficar sabendo sobre novas tecnologias e criar uma rede de conhecidos.

Além disso, nesses eventos você pode encontrar desenvolvedores, investidores e empresas que buscam novos talentos. Não seria difícil você encontrar seu primeiro emprego numa feira da faculdade ou por indicação daquele seu amigo da turma. Invista em network dentro e fora da sala de aula. As boas oportunidades podem vir quando você menos espera!

5. Tenha seu professor como um mentor

Um professor pode ser um ótimo aliado para ajudar você a resolver dificuldades de aprendizado ou até mesmo ser um ombro amigo para ouvir alguns problemas pessoais que podem atrapalhar seu rendimento. Procure um professor para conversar, não tenha medo.

O professor pode ser também um bom orientador profissional. Mesmo que alguns educadores já tenham saído do tradicional mercado de trabalho, eles ainda mantêm contatos profissionais e experiências para compartilhar com você. Aproveite essa importante fonte de sabedoria para pedir conselho quanto às opções de estágio, por exemplo, ou definição de carreira.

Essas foram algumas das dicas essenciais para você desfrutar melhor a sua graduação. Perceba que cada dica vai refinar certas qualidades que são bem aceitas tanto pelo ambiente acadêmico, quanto pelo mercado de trabalho. Se você curtiu este artigo, não deixe de compartilhar com seus amigos nas suas redes sociais!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"