Confira nossas 5 dicas para a sua recolocação profissional no mercado de trabalho

Apesar do momento econômico do nosso país não ser muito bom, o mercado de trabalho continua a oferecer boas oportunidades de emprego. No entanto, a competitividade no mercado de trabalho é alta e, para conseguir uma recolocação profissional, é fundamental estar preparado para melhorar suas chances de conseguir um emprego que possibilite a construção de uma boa carreira.

Por isso, confira agora nosso post com 5 dicas para a sua recolocação profissional no mercado de trabalho!

1. Reflita sobre os seus objetivos profissionais

Confira nossas 5 dicas para a sua recolocação profissional no mercado de trabalho reflita sobre os seus objetivos-profissionai
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

A primeira coisa que você deve fazer para se reinserir no mercado de trabalho é refletir sobre os seus objetivos e, se você ainda não os tem, o ideal é traçá-los agora para poder fazer uma boa escolha de profissão. Reflita sobre a sua trajetória, liste suas conquistas e aprendizados, pense nas experiências que acumulou no mercado de trabalho e, a partir disso, faça o seu planejamento profissional.

Antes de sair disparando currículos por todos os lados, é importante ter um foco, para seguir um caminho que leve aos seus objetivos.

2. Frequente palestras e cursos

Utilize o seu tempo livre para se desenvolver melhor como profissional. Matricule-se em cursos da sua área, compareça a palestras e outros eventos das esferas profissionais que lhe interessem. Assim, além de dar alguns passos em direção ao seu objetivo, você demonstra que é um profissional dedicado e interessado em aprender cada vez mais. Esses eventos também são uma excelente forma de ampliar a sua rede de contatos.

3. Atualize o seu currículo

É fundamental que você atualize o seu currículo ao buscar uma recolocação profissional. Afinal, nesse documento constam todas as informações profissionais sobre você, é a partir dele que os empregadores se interessarão em te chamar para uma entrevista. Por isso, inclua no seu currículo todas as informações que forem úteis, como os cursos que realizou, suas principais habilidades e qualidades e os resultados que alcançou no emprego anterior.

4. Esteja presente no LinkedIn

Confira nossas 5 dicas para a sua recolocação profissional no mercado de trabalho esteja presente no LinkedIn
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

Provavelmente você já deve ter ouvido falar no LinkedIn, a maior rede social profissional que temos. Se você ainda não tem um perfil no LinkedIn, crie um agora mesmo e cuide para deixá-lo sempre bem atualizado, como o seu currículo.

Lá você poderá entrar em contato com muitas empresas e outros profissionais do seu ramo, encontrar antigos parceiros de trabalho, participar de fóruns sobre diversos assuntos das áreas de seu interesse e aprender muito com outros profissionais mais experientes. Além disso, o LinkedIn pode acabar proporcionando boas oportunidades!

5. Faça networking

O networking é uma ferramenta incrivelmente poderosa para os profissionais, embora muitos continuem a subestimar sua importância. Trata-se da sua rede de contatos profissionais, muito importante na hora de se recolocar no mercado de trabalho.

Mas atenção, é preciso manter a sua rede e cultivá-la. O networking deve ser uma via de mão dupla, em que ambas as partes se ajudam, não apenas um escambo de favores. Por isso, não se lembre das pessoas da sua rede apenas quando precisar de uma indicação, cuide de sua rede sempre e tente mantê-la cada vez mais sólida.

O LinkedIn e até outras redes sociais ajudam muito a manter o networking na correria em que vivemos hoje, mas lembre-se que mesmo em um lugar informal como a internet, manter o bom senso e a ética é essencial.

Se recolocar no mercado de trabalho não é tão difícil quanto entrar, e poderá ser ainda mais simples seguindo essas dicas! Quer conferir mais conteúdo interessante? Então siga-nos nas redes sociais e acompanhe as novidades!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"