Precisando de mais concentração nos estudos? 5 dicas para melhorar o seu foco!

Muitas pessoas têm dificuldade em manter a concentração nos estudos — e isso não é por acaso.

Além de ser uma rotina cansativa, são várias as distrações que podem atrapalhar o entendimento da matéria, tornando o esforço totalmente improdutivo.

A boa notícia é que, seguindo algumas boas práticas, você pode melhorar a concentração e assimilar de maneira eficiente o conteúdo estudado. Neste artigo, você vai aprender como melhorar o seu rendimento nos estudos. Confira!

1. Crie um ambiente que facilite a concentração nos estudos

O local onde você vai estudar é um dos elementos que mais influenciam em sua atenção e, por isso, deve ser escolhido com cuidado.

Lugares muito barulhentos ou com grande fluxo de pessoas são péssimas escolhas para quem deseja focar sua atenção nos estudos. Ambientes bagunçados também atrapalham a concentração e fazem você perder tempo procurando seus materiais no meio da desordem.

Por isso, crie um ambiente propício para os estudos: bem organizado, com cadeiras confortáveis e silencioso. Assim, você aumenta consideravelmente seu foco nas matérias.

2. Respeite o seu tempo de estudos

concentração nos estudos respeite o seu tempo de estudos
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

Estabeleça uma hora de seu dia e use-a apenas para ler, escrever e fichar, deixando de lado qualquer outra tarefa. O ideal é que você utilize o horário em que se sente mais confortável e produtivo, capaz de assimilar uma quantidade maior de conteúdo.

Além disso, não se esqueça de definir um tempo para descanso, ignorado por muitos estudantes. O repouso vai permitir que você recarregue suas energias e se mantenha focado, evitando o sono e outros inimigos de uma boa sessão de leitura.

3. Organize a sua rotina de estudos.

Outra prática que pode ajudar você a aumentar a concentração nos estudos é a organização do conteúdo a ser estudado, garantindo que nenhuma disciplina fique de fora.

O ideal é definir metas diárias de estudo, determinando os dias e horários para reler resumos, responder exercícios e elaborar fichamentos. Assim, você não perde tempo escolhendo o que vai estudar naquele dia nem fica ansioso em terminar a disciplina, preocupado com o conteúdo a seguir.

4. Fuja das redes sociais

As redes sociais são os atuais maiores inimigos da concentração. Evite-as ao máximo no momento de estudo e desligue o seu celular. Desative também as notificações quando você fizer exercícios e leituras pelo computador.

Lembre-se de que o tempo separado para os estudos é sagrado, e dois minutos no Facebook podem se transformar em 30 minutos desperdiçados de sua rotina.

5. Estude sozinho

concentração nos estudos estude sozinho
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

Se reunir com os amigos pode reduzir o peso de longas horas de estudo e até ser divertido. Porém, você pode acabar se distraindo e conversando sobre outras coisas que não estão relacionadas às matérias.

Para garantir a sua atenção, dê prioridade para estudar sozinho, não permitindo que ninguém possa atrapalhar sua produtividade. Tenha certeza de que o esforço vai valer a pena.

Agora que você já sabe o que fazer para melhorar a sua concentração nos estudos, aproveite e leia nosso artigo para aprender como impedir que o celular e a internet atrapalhem nessa hora. Nos vemos no próximo post!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"