Como escolher um curso de graduação que atenda minhas expectativas?

Decidir a área que você deseja estudar é importante, afinal, isso vai definir sua vida profissional daqui para frente, sem chances de mudanças, certo? Fique calmo: não é bem assim. 

Para encontrar um curso de graduação que atenda as suas expectativas é necessário, antes de tudo, que você avalie tranquilamente as diferentes possibilidades. Busque uma profissão de acordo com o seu perfil e que também seja capaz de lhe proporcionar boas oportunidades profissionais.

A seguir, veja algumas dicas que podem facilitar a sua vida na hora de fazer essa escolha:

Descubra o que você gosta de fazer

O primeiro passo é entender por qual área você se interessa. Levar em consideração apenas o mercado de trabalho e o dinheiro que se pode ganhar na profissão é um erro.

O ideal é buscar uma carreira que envolva algo que você realmente tenha afinidade. Trabalhar com aquilo que se gosta é um grande fator motivacional e pode proporcionar uma carreira muito mais sólida e uma maior qualidade de vida.

Como escolher um curso de graduação que atenda minhas expectativas Descubra o que você gosta de fazer
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

Conhecendo seus interesses e desejos, é mais fácil pensar em uma opção de carreira e, consequentemente, escolher um curso de graduação. Tendo essa bagagem de conhecimento, aí sim é hora de pensar no mercado de trabalho, nos salários, nas oportunidades.

Se você gosta de ajudar as pessoas, por exemplo, a saúde pode ser a sua área. A Enfermagem, um curso bastante desenvolvido no Brasil, está inserido em um amplo mercado de trabalho, com boas oportunidades tanto no setor público quanto no privado.

Outro exemplo: se a matemática é o seu forte, um curso de Ciências Contábeis ou de Administração pode ser aquilo que você busca. Essas áreas fazem parte de um mercado competitivo e apresentam variadas opções de carreiras, seja em pequenas ou grandes empresas. 

Conheça a grade curricular dos cursos

Conheça a grade curricular dos cursos Como escolher um curso de graduação que atenda minhas expectativas?
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

Atenção: analisar apenas o mercado de trabalho e os salários não é o suficiente para tirar suas dúvidas e muito menos ajudar a definir qual curso você deseja fazer. Mais do que tudo isso, é importante conhecer a grade curricular para saber mais sobre um curso de graduação.

Talvez você tenha talento para ser um ótimo engenheiro de produção, mas não sabe exatamente o que esse profissional faz e muito menos o que ele precisa estudar. E assim, por desconhecimento, uma boa oportunidade pode ser perdida, não é?

Além de aprender mais, estudar sobre os cursos é uma forma de também analisar os seus interesses, os quais, como você já viu, são fatores bem importantes.

Esteja aberto a mudanças e opiniões 

Muita gente acaba fazendo um curso de graduação sem ter certeza do futuro que realmente deseja construir. As dúvidas têm origens em fontes distintas e podem atingir qualquer um. Então, não se desespere se não acertar de primeira: é possível, sim, mudar de curso. Em alguns casos, é até mesmo possível aproveitar matérias.

No entanto, se você está pensando em ingressar em um curso qualquer para “depois se descobrir”, saiba que isso não é o ideal. Para diminuir as incertezas e tomar uma boa decisão, ouça a opinião de quem já esteve na sua posição e, hoje, está no mercado de trabalho. 

Como escolher um curso de graduação que atenda minhas expectativas Esteja aberto a mudanças e opiniões
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

Conversar com profissionais que atuam nas suas áreas de interesse pode ajudá-lo a descobrir que muitas de suas inquietações são parecidas com os medos que eles tiveram no passado. Essa é uma boa oportunidade para se acalmar e tomar uma decisão de forma mais tranquila.

Lembre-se: a escolha de um curso de graduação é um grande passo em sua vida. Então, não tenha pressa. Procure estar sempre bem informado e ter paciência para assim encontrar uma área que realmente atenda as suas expectativas pessoais e profissionais.

Gostou das dicas? Então compartilhe o post de hoje nas suas redes sociais e ajude mais pessoas a fazer essa importante escolha! 

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"