Como escolher a profissão certa para mim?

Ao optar por uma profissão, escolhemos um caminho para seguir e esperamos que seja pela vida toda. Fazer essa escolha é algo muito difícil, pois ela acarreta em muita dedicação e investimento, o que acaba nos deixando com muitas dúvidas e receios.

Pensando nisso, trouxemos para você dicas de como escolher a profissão a qual irá dedicar boa parte do seu tempo nos próximos anos. Confira!

Saiba mais sobre você

O primeiro passo para escolher uma profissão é saber como funcionamos, é descobrir o que nos faz sentir prazer e o que não faríamos de maneira alguma. Ao decidir sobre uma carreira, devemos pensar que dedicaremos muito tempo a ela, não só exercendo-a, mas estudando e nos aprimorando sempre.

Quando não nos conhecemos bem, a chance de desistir de algo que começamos é muito grande. Para evitar essa situação, avalie sua história, pense nas profissões que você admira e se sente feliz ao pensar em realizá-las. Consultar um psicólogo especialista em carreira profissional pode ser uma boa ajuda também.

Analise sua história

Imagine as matérias da escola que você tinha mais facilidade e exclua as possibilidades que envolvam áreas que você não tem afinidade alguma. Por exemplo, se você não gosta de cálculos, áreas como Engenharia e Matemática não seriam uma boa escolha; se você não tem paciência para ler um livro ou se dedicar à escrita, atividades que exijam essas habilidades constantes, como Letras ou História, não te deixariam realizado.

Conheça seus valores, o que preza na vida. Você pode gostar de cuidar das pessoas, de praticar esportes, organizar coisas, montar objetos, desenhar, tocar algum instrumento etc. Faça uma lista do que lhe agrada e de suas habilidades e busque profissões voltadas para elas.

Busque informações

Depois de fazer essa pré-seleção, é hora de buscar todas as informações possíveis: lembre-se que quanto mais você tiver conhecimento, melhor será sua escolha. Procure saber sobre como o trabalho é exercido, do que você precisa fazer para praticá-lo, como faculdade ou curso técnico, e quanto tempo dura essa preparação.

Entre em contato com estudantes e profissionais que já atuam na profissão, seja por redes sociais, seja pessoalmente. Se possível, torne-se um cliente, assim você sentirá na pele a relevância daquele emprego para a sociedade. Tire todas as dúvidas, fale de seus receios, não tenha medo de falar algo errado ou bobo. Todos nós temos essas dúvidas, aproveite para tirá-las, isso te deixará mais seguro.

Evite alguns erros

Apesar da escolha de uma profissão ser algo que gostaríamos que fosse pela vida toda, isso pode não acontecer, e não há nada de mal nisso. À medida que vivemos e crescemos, mudamos o nosso jeito de pensar. Você pode gostar muito de uma ocupação agora e mudar de ideia depois, sempre é possível alterar o caminho. Não existem escolhas erradas ou certas, mas, sim, aquelas que são maduras e lhe fazem sentir mais seguro.

Não leve em conta apenas seus sonhos, busque também saber sobre como está o mercado de trabalho. Você pode optar por uma profissão que está defasada no mercado, o que faria com que você encontrasse mais dificuldades em achar um emprego.

Achou a matéria interessante? Está se sentindo mais confiante? Compartilhe o post nas redes sociais, mostre-a para seus amigos e os ajude também a escolher a profissão!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"