Afinal, como alcançar o sucesso profissional?

Quem disse que para obter sucesso profissional é preciso, necessariamente, realizar investimentos exorbitantes? Na verdade, há formas efetivas, simples e financeiramente vantajosas para se destacar, conseguindo uma boa colocação no mercado de trabalho. 

Interessou-se pelo assunto e quer saber como alçar voos mais altos, turbinando a sua carreira? Confira as dicas a seguir:

Mantenha-se atualizado

profissional atualizado
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

Já dizia o ditado: “conhecimento nunca é demais”, não é mesmo? Por isso, mantenha-se sempre atualizado, ampliando os saberes. Inteire-se sobre as novidades do mercado de trabalho e também sobre o mundo que o cerca. 

Para aqueles que ainda não obtiveram a oportunidade de começar o ensino superior, vale a pena pensar na possibilidade de realizar cursos técnicos, profissionalizantes e/ou complementares, que apresentam-se como uma boa alternativa para alavancar a carreira. 

Realizar aulas de idiomas ou fazer cursos de computação, por exemplo, deixarão o seu currículo ainda mais atrativo, garantindo pontos extras com os gestores. 

Honre os seus compromissos

Um bom profissional sabe a importância de honrar os compromissos — tanto em relação aos horários como aos prazos estipulados. Em outras palavras, é fundamental ser pontual, chegando na empresa no horário adequado e entregado as tarefas na data marcada. 

Tal característica mostra que o colaborador é responsável e, por isso, os coordenadores podem confiar nele. A partir de então, é questão de tempo para que ele suba no hierarquia organizacional. 

Defina metas

metas como alcancar
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

Você se lembra daquela música do Zeca Pagodinho que diz: “deixa a vida me levar”? Pois então: tenha em mente que, para obter sucesso profissional, a história é outra. O ideal é se programar, criando um planejamento a curto, médio e longo prazo. 

Estabeleça quais são as suas principais metas e como será possível alcançá-las. Mas não basta apenas colocá-las no papel: é fundamental seguir o plano à risca. Assim, você saberá que cada passo dado é em prol de um objetivo maior. 

Separe a vida profissional da pessoal

Não são raros os casos em que os profissionais misturam as esferas, levando problemas do trabalho para casa e vice-versa. O resultado disso, como se pode imaginar, é desastroso, tornando o colaborador disperso e, até mesmo, improdutivo. 

Em contrapartida, aqueles que conseguem separar a vida particular da profissional podem colher bons frutos, destacando-se dos demais. Portanto, saiba impor limites, respeitando cada instância de sua vida.

Aposte no marketing pessoal

O marketing pessoal nada mais é do que criar estratégias para promover a própria imagem. O motivo é simples. Estar bem vestido, com uma aparência impecável, por exemplo, passa a sensação de que você é bem sucedido.

Por isso, é importante utilizar roupas adequadas e cuidar bem dos cabelos e das unhas. Lembre-se que no ambiente de trabalho cores mais sóbrias — como azul, cinza e marrom — são mais apropriadas.

Além do mais, é importante preocupar-se com o seu comportamento. Seja sempre amigável e cordial. Não se esqueça que educação é bem-vinda em qualquer lugar ou situação.  

Fato é que, para alcançar o sucesso profissional, é preciso ser dedicado e comprometido, colocando em prática uma série de comportamentos e ações que vão torná-lo mais qualificado. 

Quer que seus conhecidos e amigos também vejam essas dicas? Então compartilhe o post em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"