5 motivos para você fazer uma graduação em Direito

Encarar o vestibular tem um peso grande de responsabilidade e compromisso. É preciso decidir sobre uma carreira que fornecerá segurança financeira e satisfação pessoal. Se você pensa em fazer uma graduação em direito e ainda está na dúvida, confira 5 motivos para fazer o curso e descubra como fará diferença na sua vida.

1. Remuneração satisfatória

5 motivos para você fazer uma graduação em Direito remuneração satisfatória
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

Por oferecer amplas áreas de trabalho, a graduação em direito também permite uma carreira satisfatória e segura no retorno financeiro. Além da possibilidade de trabalhar na representação de empresas, instituições ou indivíduos, o bacharel pode seguir a carreira jurídica em órgãos públicos atuando como juiz, promotor ou procurador.

Além disso, a demanda de profissionais na área cresce a cada dia, indicando que o mercado de trabalho está aberto para quem deseja se especializar. 

2. Áreas diversificadas

O bacharel em Direito possui uma ampla gama de possibilidades de atuação: advocacia, promotoria, magistrado e até mesmo o ensino nas universidades.

E isso já se percebe logo na grade curricular dos cursos, que apresentam não apenas as Teorias do Direito, mas também sociologia, ciência política, português jurídico, economia, etc. O curso geralmente dura 5 anos, tempo mínimo para abordar essas e outras dezenas de outras matérias das ciências humanas necessárias para a formação de um bom profissional.

3. Demanda crescente

O mercado de trabalho para o bacharel em Direito necessita de novos profissionais. As carreiras mais favoráveis para o momento são as do setor público, que possuem concursos todos os anos para suprir as vagas que crescem cada vez mais.

No início da carreira, o jovem profissional pode atuar em escritórios que contratam estagiários e recém-formados. Entretanto, é importante já refletir durante a graduação em direito sobre quais áreas pretende-se seguir.

As áreas de Direito Ambiental, Tecnologia da Informação e Internet também estão muito aquecidas, já que a preocupação com o meio ambiente e o crescimento das questões relacionadas aos crimes virtuais são pauta constante nos dias atuais. Assim, é fundamental ter em mente os setores que têm maior demanda ao escolher a área a ser exercida.

4. Reconhecimento da sociedade

5 motivos para você fazer uma graduação em Direito Reconhecimento da sociedade
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

Ter uma graduação em direito permite alcançar um grau na sociedade que outras carreiras não permitem. Além de adquirir uma boa margem de estabilidade financeira, o profissional da área poderá tornar-se parte das mudanças sociais e defender indivíduos, empresas e governos.

De forma geral, todas as camadas da sociedade precisam do trabalho do advogado e o valorizam, o que é gratificante e motivador para a carreira.

5. Pós-graduação

Se a sua intenção é especializar-se em um setor específico, o Direito oferece centenas de opções de pós-graduação. O bacharel terá possibilidade de atuação em várias áreas como direito Internacional, empresarial, financeiro, do trabalho, sindical, sanitário, urbanístico, eletrônico, etc. São várias opções que preenchem as demandas da sociedade, mais uma vantagem de se ter uma graduação em direito.

Ser advogado significa ter uma carreira garantida de sucesso que o motivará a sempre continuar estudando e se aperfeiçoando.

Gostou deste artigo sobre graduação em direito? Assine nossa newsletter e acompanhe outras dicas sobre cursos e carreiras.

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"